15 de mar. de 2018

A inacessibilidade para as pessoas com deficiencia.

Imagem retangular, na canto superior esquerdo vários lápis intercalados um ao lado do outro, na parte inferior um recipiente com vários lápis. No centro da imagem um retângulo com bordas vermelhas e escrito com letras maiúsculas na mesma cor a palavra A DESCRIÇÃO.

Tive que parar um pouco a vida e ficar a frente da tela do computador, sim anda bem difícil nos últimos tempo, ter tempo para escrever, mas depois de ver uma postagem da Josy (amiga) na página do Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência que por ser cega questionava o que tinha na foto publicada.
Josi conte comigo sempre, estamos trilhando isso a tempo por vivermos rodeadas de pessoas INACESSÍVEIS.
Minha indignação foi na hora, não acreditei que um conselho que representa todas as pessoas com deficiência não trabalhe com a questão das descrições, sendo que o senhor presidente é um homem cego.
Mas confesso esta revolta não foi só hoje com este fato, mas vem me incomodando a muito tempo, quando vejo outros conselhos fazerem a mesma coisa, infelizmente as publicações não são descritas, já sei vão questionar que é algo difícil, claro concordo também, mas eu mesma aprendi e estou aprendendo por ter interesse e ai esta a diferença nas coisas.
Quem me acompanha por aqui sabe que tudo que posto com foto descrevo e talvez eu tenha esta sensibilidade por viver com pessoas cegas, isto pode ter me ajudado ou é algo que já esta em mim naturalmente ou os dois, sei lá.
Nos últimos anos tenho buscado por aprender a usar as ferramentas acessíveis tornando meu mundo cada vez mais acessível e das pessoas a minha volta, por que quando se diz que luta por INCLUSÃO, você também esta incluída a todas(os) e ai o sentido das coisas.
Pessoas eu não preciso ser cega para ter este olhar ou até mesmo saber como descrever, quantas matérias temos disponíveis sobre o assunto e o melhor onde podemos aprender como fazer, ou pedir ajuda se for preciso.
Tenho visto pessoas enxerem a boca dizendo que são do movimento de pessoas com deficiência a anos mas se quer tem esta percepção tão importante para quem precisa das descrições, e daí você vê conselhos e conselhos que deveriam sim dar o exemplo, pois só sabemos cobrar por acessibilidade em todos os espaços, pedimos para sairmos a invisibilidade e termos o tal sonhado direito de ir e vir, lutamos por mais politicas publicas,mas se quer enquanto pessoas com deficiência ou mulher com deficiência eu não faço o tema de casa.
Infelizmente nossa realidade é a cegueira da humanidade das pessoas com deficiencia e com essa cegueira só sabemos exigir mas se quer nos olhamos no espelho que refleti quem somos, mas afinal quem somos a frente de um espelho se não a inacessibilidade de uma pessoa com deficiência.
Isso tem me cansado pois vejo as pessoas cegas verem os erros acontecerem e agirem como se não estivessem vendo nada, além do nada que já é atribuído a essa falta.
Sim elas ficam excluídas de muitas coisas por conta da falta de informação, coisas importantes acontecem todos os dias e mais uma vez estão de lado por conta desta cegueira humana que nos acompanha por falta desta SENSIBILIDADE, eu aqui quando vejo isso me pergunto, mas se eu questionar vão falar que eu enxergo e os que não enxergam não estão questionando, mas cabe a cada um fazer a sua parte e este blog serve para isso, para transmitir meus sentimentos.
Mas voltando a postagens lamentável desta página, eu fui lá e questionei isto que estou fazendo aqui escrevendo, divulguei na minha página e no meu perfil e sinceramente espero que possa atingir pessoas que postam fotos e mais fotos e que ficam no silencio das pessoas cegas, vamos fazer algo que poucos fazem e que por conta disso tem destruído nossa humanidade, mas nos colocar no lugar do próximo, sei que é algo difícil mas se exercitarmos mais vamos melhorar enquanto seres humanos.
Desta postagem apenas um amigo compartilhou, Osório posta tudo em seu perfil com descrição das imagens e ficou indignado com o que eu tinha postado e na hora compartilhou mas somos duas pessoas e nada mais.
Enquanto isso peço que a politica que tem dominado nosso ser e fazendo com que percamos nossos valores, que ela não possa ser mais importante que a luta por justiça e direitos de todas as pessoas.
Eu sigo daqui observando essas criaturas excludentes e fazendo a minha parte, dando cor e sentido a informações que por mim são postadas e divulgadas.
Deixo um convite:
Se você não sabe como descrever, eu me ofereço a e AJUDAR, mas quem deve dar o primeiro passo é você.
Para finalizar deixo o link  deste texto que explica claramente como fazer.
http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2016/09/como-descrever-imagens-em-sites.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...